segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Aproveitamento de água da chuva



Aproveite a água de chuva e diminua os impactos ambientais 

A crescente urbanização com a ocupação de regiões baixas e consequente impermeabilização do solo em áreas naturais vem exigindo cada vez mais soluções inovadoras no controle e minimização dos impactos causados por inundações.
Aliados aos problemas de controle e gestão das inundações é necessária também uma atenção especial ao uso da água tratada, em finalidades onde pode ser substituída por fontes alternativas.
Nestes dois casos o aproveitamento de águas pluviais, se mostra como sendo uma solução inovadora tanto do ponto de vista técnico quanto econômico.
Todavia para se obter o resultado desejado de um projeto, é necessário que este possua preocupação com dois fatores fundamentais ao sucesso do projeto, são eles:
  • O Dimensionamento: Calculo pelo qual o projeto é quantificado quanto ao volume possível de coleta com base em área destinada ao aproveitamento de água de chuva e oferta histórica de chuvas no local de sua implantação;
  • A Qualidade: Definição dos sistemas de tratamento, armazenamento e cuidados com a água coletada. Neste item são definidos os equipamentos de filtragem pré reservação, onde são removidos todos os elementos que são passiveis de degradação da água depois de reservada numa cisterna (Reservatório destinado ao armazenamento da água de chuva coletada), a qualidade e tipo de reservatório a ser utilizado bem como sistemas de tratamento pré-consumo, instalados na saída da cisterna antes dos pontos de consumo, sistemas como: filtro de areiasistemas de desinfecçãoSistema de bombeamento, etc.
Uma vez observados estes fatores, o projeto de aproveitamento de água de chuva, além de atuar no controle e gerenciamento de enchentes, também oferecerá água de excelente qualidade para substituir a água potável em fins menos nobres como: Limpeza de pisos e equipamentos em geral, irrigação, drenagem sanitária, resfriamento e processos industriais, entre outros usos.
Além de cuidados normais de qualquer projeto de engenharia, recomenda – se que as diretrizes da Norma Técnica Brasileira – ABNT/NBR 15.527/ 2007 para aproveitamento de águas pluviais, sejam observadas a fim de se ter um projeto seguro e eficiente.

Quanto Custa um Sistema de Aproveitamento de Água da Chuva?

O preço de um sistema de aproveitamento de água da chuva varia de acordo com o projeto, uma vez que cada área de telhado demanda configurações de componentes diversificadas. Vale ressaltar que a aquisição de um sistema de aproveitamento de água da chuva é na verdade um investimento que além de gerar retorno financeiro valoriza ainda mais o imóvel onde o mesmo é instalado.

Quanto Tempo leva o Retorno Sobre o Investimento?

Considerando as condições climáticas do Brasil e a tarifa atual de água o investimento em um sistema de aproveitamento de água da chuva costuma retornar o valor investido em aproximadamente 2 anos para o seguimento industrial e 5 anos para o residencial. Este retorno é calculado de acordo com a economia que o sistema gera, podendo chegar na maioria dos casos em uma redução de 50% do volume de água potável consumida da rede municipal/local.








Nenhum comentário:

Postar um comentário